terça-feira, 11 de novembro de 2008

Partiduras antigas de FREVO , estão sendo restauradas.

Segundo o site http://pe360graus.globo.com/noticias360/matLer.asp?Uma parceria entre Prefeitura do Recife e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está restaurando partituras raras do frevo pernambucano. Elas fazem parte do arquivo da Orquestra Sinfônica do Recife e estão sendo salvas.
Os documentos estavam na Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro, no Recife, desde a década de 1980, mas sem cuidados de conservação. Um dos exemplos é a partitura da música Evocação, do maestro Nelson Ferreira, de 1973. Os estragos que o tempo causou são visíveis. Se não fossem restauradas essas raridades iriam desaparecer com o tempo , pois o seu material é altamente perecível.
Peças inéditas estão sendo descobertas com o trabalho, que faz parte do plano de salvaguarda do frevo, iniciado há dois anos, quando o frevo se tornou patrimônio imaterial do Brasil. Exemplo disto é a partitura do frevo de rua Pinga Fogo, de Edgar Morais, 1971, que é uma raridade, pois o compositor é conhecido principalmente pelos frevos de bloco.
Também há registros de músicas consagradas como o Frevo do Galo, do maestro Duda, composto em 1987. O trabalho ainda está em fase inicial , mas com certeza deve-se encontrar muita coisa boa e que se perdeu com o tempo.
O objetivo é esse: achar um repertório de boa qualidade que as orquestras possam executar.
Depois de restauradas, as partituras vão ser digitalizadas, para que músicos possam ter acesso ao material pela internet.

Fonte: http://pe360graus.globo.com/noticias360/matLer.asp?newsId=146111

Nenhum comentário: